Oi, pessoal.
Vocês conseguiram resolver as atividades de Literatura e Gramática dos cadernos da semana passada? Se quiserem, podem enviar as dúvidas. A atividade de Literatura sobre Anita Malfatti e a atividade sobre crase. Estou à disposição. Um abraço!
Mônica.
Que bom pessoal que vocês estão fazendo as atividades. Vejam aí que eu postei uma correção comentada. Não chega a ser um gabarito, mas um comentário geral sobre a atividade de Literatura. A de Gramática tem o gabarito. A atividade de Redação pode ser colocada aqui também.
Um abraço!
Mônica.
Arthur Rodrigues de Souza 3° A
Ana Paula 3B
Jamilly Araújo 3°"A"
Atividade de literatura.
Jamilly Araújo 3°" A"
Daniele cipriano de Sousa 3A
Vitoria Bezerra 3 A
Adelino Nobre, 3° ano
Muito bem, pessoal. Se quiserem fazer algum comentário sobre o exercício, estou à disposição.
Hawany Alves 3° A
Eduarda 3ºB
Laura Lorrana 3º "B"
Caroline Da Silva Machado 3º "B"
Glória Nayara Gomes Moreira 3°B
Olá pessoal.
Que bom que vocês resolveram os exercícios propostos.
Em relação à atividade de Literatura, trata-se do artigo que Monteiro Lobato escreveu atacando veementemente a obra da pintora Anita Malfatti, em 1917, quando ela realizou uma exposição de arte em São Paulo. Ele critica negativamente a exposição e ainda compara a obra da artista a outros artistas ao longo da história, dizendo que Anita faz parte da categoria de artistas que veem as coisas de forma "anormal". Para Monteiro Lobato, todas as artes são regidas por princípios imutáveis. Quanto à forma e a cor presentes na obra de Anita, podemos dizer que há equilíbrio até certo ponto. Quanto às cores, observa-se uma aplicação totalmente do que até então se considerava equilíbrio. Podemos ver que as cores da pele e dos cabelos dos personagens dos quadros não condizem com a realidade: cabelos verdes, pele alaranjada. Por isso Monteiro Lobato se diz chocado com aquele tipo de arte, pois difere muito do real. Na quarta questão todos os procedimentos podem ser observados na obra de Anita Malfatti. Concluindo, Monteiro Lobato não tinha conhecimento o bastante das vanguardas que inspiraram Anita a produzir tal arte, por isso ele a critica de forma tão grosseira e virulenta.
Lembrando que foi essa crítica de Monteiro Lobato que incentivou Oswald de Andrade e companhia a realizar a Semana de Arte Moderna em 1922 na cidade de São Paulo.
Quanto à atividade de Gramática, temos:
QUESTÃO 01. LETRA E
QUESTÃO 02. LETRA D
QUESTÃO 03. LETRA C
QUESTÃO 04. LETRA A
QUESTÃO 05. LETRA A
QUESTÃO 06. LETRA E
Observação: Vejam que eu coloquei todas as regras sobre crase no TD.
Boa noite a todos e até qualquer hora. Se quiser podem comentar, tirar dúvidas sobre o assunto. Estou à disposição!
Um abraço,
Mônica.
PS.: Postem as redações lá no fórum da Eletiva. Obrigada.
Muito bem, Aparecida.
A atividade de Gramática só era até a questão 6. Somente a 1a. questão não está certa. A letra E é a única alternativa em que o uso da crase é obrigatório. O restante está correto.
Quanto à atividade de Literatura, a letra b da 4a. questão, pode-se dizer que Monteiro Lobato não dominava o assunto "Vanguardas". Por isso ele faz uma crítica tão forte, exatamente por desconhecer o assunto.Por outro lado tem também a questão dele não concordar com aquele tipo de arte.
Maria Aparecida Mendes 3B
Oi, Emilly. As respostas estão corretas. Nas próximas atividades tente resolver à caneta. Ficou muito clarinho!!! Parabéns. Qualquer dúvida, estou à disposição.