01. Os principais elementos que compõem a infraestrutura de um lugar são: a geração de energia, o sistema de transporte, as telecomunicações.
02. O Brasil enfrenta sérios desafios no que se refere a logística, o planejamento e o controle do fluxo e do armazenamento de matérias – primas e produtos. Enormes congestionamentos de veículos de transporte de cargas no entorno de grandes centros urbanos ou zonas portuárias são comuns.
03. Bacia Hidrográfica com maior potencial energético instalado é a do Paraná.
04. Quarto lugar.
05. É uma instalação industrial utilizada para a geração de energia elétrica, através de um processo no qual a energia é liberada a partir de produtos combustíveis, com bagaços, madeira, óleo combustível, óleo diesel, gás natural, carvão natural e urânio enriquecido, enfim, pela queima de algum tipo de combustível renovável ou não renovável.
06. RJ, ES, AM, BA, SP, RN, SE, AL, CE.
07. O pré-sal é uma área de reservas petrolíferas que fica debaixo de uma profunda camada de sal, formando uma das várias camadas rochosas do subsolo marinho. No Brasil, esta camada compreende uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros. Engloba o Espírito Santo, Santa Catarina, abaixo do leito do mar, além das bacias sedimentares do Espírito Santo, Campos e Santos.
08. Os gastos com infraestrutura e desenvolvimento são necessários para aumentar a competitividade do Brasil, pois isso envolve a redução dos gastos com logística, comunicações e energia. Caso isso não se concretize, corre-se o risco de agravamento do chamado “custo-país”, que é o custo que se tem para produzir no Brasil, afastando, assim, os investimentos. Alternativa correta: letra C
09. I. O meio de transporte utilizado preferencialmente para pequenas e médias distâncias, tendo um custo maior com a manutenção das vias e com o consumo de combustível, é o transporte rodoviário.
II. O transporte aéreo envolve grandes distâncias e apresenta uma maior velocidade, apresentando custos médios mais elevados que as demais formas de transporte.
III. Com altos custos na implementação viária, mas com baixos valores para a sua manutenção, o transporte ferroviário é recomendado para integração local em países de elevadas dimensões territoriais, como o Brasil, transportando pessoas e cargas.
Alternativa correta: letra E.
10. a) Falso – a ausência de veículos para a população não é a causa dos problemas do transporte público, afinal, mesmo com o aumento exponencial das frotas de carros nas ruas nos últimos anos, os problemas no transporte coletivo permanecem os mesmos.
b) Falso – O crescimento das cidades é, na verdade, maior do que o do campo, o que contribui para a elevação dos problemas urbanos, entre eles, o transporte.
c) Falso – Nos últimos anos, a tendência sempre foi o aumento das passagens, e não a diminuição.
d) Verdadeiro – A partir da segunda metade do século XX, a urbanização tardia do Brasil intensificou as aglomerações urbanas, resultando no crescimento desordenado das cidades, o que não foi acompanhado por investimentos públicos em infraestruturas básicas, das quais o transporte público inclui-se. CORRETA.
e) Falso – A Constituição de 1988 oficializou a municipalização do transporte coletivo, e não a federalização.
Correção das atividades
Gabarito
INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA NO BRASIL
Atividades
01. Os principais elementos que compõem a infraestrutura de um lugar são: a geração de energia, o sistema de transporte, as telecomunicações.
02. O Brasil enfrenta sérios desafios no que se refere a logística, o planejamento e o controle do fluxo e do armazenamento de matérias – primas e produtos. Enormes congestionamentos de veículos de transporte de cargas no entorno de grandes centros urbanos ou zonas portuárias são comuns.
03. Bacia Hidrográfica com maior potencial energético instalado é a do Paraná.
04. Quarto lugar.
05. É uma instalação industrial utilizada para a geração de energia elétrica, através de um processo no qual a energia é liberada a partir de produtos combustíveis, com bagaços, madeira, óleo combustível, óleo diesel, gás natural, carvão natural e urânio enriquecido, enfim, pela queima de algum tipo de combustível renovável ou não renovável.
06. RJ, ES, AM, BA, SP, RN, SE, AL, CE.
07. O pré-sal é uma área de reservas petrolíferas que fica debaixo de uma profunda camada de sal, formando uma das várias camadas rochosas do subsolo marinho. No Brasil, esta camada compreende uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros. Engloba o Espírito Santo, Santa Catarina, abaixo do leito do mar, além das bacias sedimentares do Espírito Santo, Campos e Santos.
08. Os gastos com infraestrutura e desenvolvimento são necessários para aumentar a competitividade do Brasil, pois isso envolve a redução dos gastos com logística, comunicações e energia. Caso isso não se concretize, corre-se o risco de agravamento do chamado “custo-país”, que é o custo que se tem para produzir no Brasil, afastando, assim, os investimentos. Alternativa correta: letra C
09. I. O meio de transporte utilizado preferencialmente para pequenas e médias distâncias, tendo um custo maior com a manutenção das vias e com o consumo de combustível, é o transporte rodoviário.
II. O transporte aéreo envolve grandes distâncias e apresenta uma maior velocidade, apresentando custos médios mais elevados que as demais formas de transporte.
III. Com altos custos na implementação viária, mas com baixos valores para a sua manutenção, o transporte ferroviário é recomendado para integração local em países de elevadas dimensões territoriais, como o Brasil, transportando pessoas e cargas.
Alternativa correta: letra E.
10. a) Falso – a ausência de veículos para a população não é a causa dos problemas do transporte público, afinal, mesmo com o aumento exponencial das frotas de carros nas ruas nos últimos anos, os problemas no transporte coletivo permanecem os mesmos.
b) Falso – O crescimento das cidades é, na verdade, maior do que o do campo, o que contribui para a elevação dos problemas urbanos, entre eles, o transporte.
c) Falso – Nos últimos anos, a tendência sempre foi o aumento das passagens, e não a diminuição.
d) Verdadeiro – A partir da segunda metade do século XX, a urbanização tardia do Brasil intensificou as aglomerações urbanas, resultando no crescimento desordenado das cidades, o que não foi acompanhado por investimentos públicos em infraestruturas básicas, das quais o transporte público inclui-se. CORRETA.
e) Falso – A Constituição de 1988 oficializou a municipalização do transporte coletivo, e não a federalização.